sábado, 11 de fevereiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA EMPRESA

1 DEFINIÇÃO DE COMUNICAÇÃO

        A “palavra comunicação é originária do latim "communicare", que significa “tornar comum”, “partilhar”, "repartir”, "associar”, “trocar opiniões”, “conferenciar”.“ Logo, entende-se que comunicação tem o sentido de interação, onde existe uma troca de mensagens, emissão ou recebimento de informações. (MATOS, 2004).

          Segundo o Dicionário Aurélio, “comunicação é o ato ou efeito de comunicar(-se). Emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual".

         Sabe-se que a comunicação é resultado de um longo processo de evolução. Inicialmente a comunicação entre seres humanos consistia em gestos, grunhidos e ruídos que imitavam os animais e barulhos da natureza. Os homens se comunicavam através de seus corpos, transmitiam e recebiam mensagens, compartilhavam com seus grupos uma linguagem de signos e sinais.

       Gontijo (2001, p. 4) afirma que “o mundo é mundo apenas quando alguém começou a contar o que estava vendo ao seu redor para alguém que entendia o que estava sendo contado”. Para esta autora, a comunicação em suas mais diversas formas, foi essencial para evolução do homem, sendo a linguagem oral a mais valiosa.

PENSAMENTO: A COMUNICAÇÃO É MUITO MAIS DO QUE O SIMPLES ATO DE FALAR, É UM UNIVERSO COM PODEROSÍSSIMAS FERRAMENTAS.

2 COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

        A comunicação organizacional é um processo que estabelece a relação entre as pessoas e unidades de uma organização. O sistema organizacional se torna viável através do sistema de comunicação nele existente, permitindo a sobrevivência da empresa, daí a importância da comunicação para o desenvolvimento de uma organização.
            A comunicação pode se apresentar de diversas formas, que variam com os elementos, o contexto e tipo de comunicação. Pode ser dividida em comunicação verbal e não-verbal. A comunicação verbal abrange participação, transmissão, e trocas de conhecimentos e experiências, podendo ser interna, quando o processo de comunicação ocorre dentro da empresa, e externa, quando ultrapassa os limites da empresa, seja com clientes, fornecedores, ou outras empresas parceiras.
           A comunicação não-verbal exprime sentimentos, seja de negação ou afirmação, gestos faciais e nas mãos, o ambiente organizacional em si, os tipos de vestimenta dos colaboradores, bem como a postura dos mesmos, o timbre de voz, entre outros. Uns Ressalta-se que independente de ser verbal ou não-verbal, a comunicação é indispensável para uma empresa, pois é através da comunicação que se pode detectar problemas capazes de impedir a consecução de objetivos.
       Du Brin (2001) afirma que as mensagens viajam em quatro direções: para baixo, do superior a seus subordinados, para cima, do subordinado ao superior horizontal, troca de informações entre funcionários do mesmo nível, e diagonalmente, em níveis organizacionais mais altos ou mais baixos em diferentes departamentos, demonstrando maior dinamismo referente às decisões da comunicação.
         Kunsch (2003) explica a comunicação organizacional como uma disciplina que estuda o desenvolvimento da comunicação dentro das organizações numa sociedade global. As empresas perceberam a importância da comunicação tanto com seu público interno quanto externo.

2.1 Elementos da comunicação

       Para a realização de um processo de comunicação segundo Matos (2009, p. 5) podemos destacar os seguintes elementos:

• Fonte: é a nascente da mensagem e iniciadora do ciclo da comunicação. Sistema (pessoas, máquinas, organização, instituição) de onde provém a mensagem, no processo comunicacional;

• Receptor: é um dos protagonistas do ato da comunicação; aquele a quem se dirige a mensagem, aquele quem recebe a informação e a decodifica, ou seja, transforma os impulsos físicos(sinais) em mensagem recuperada;

• Mensagem: é a comunicação, notícia ou recado verbal ou escrito. Estrutura organizada de sinais que serve de suporte à comunicação.É o objeto da comunicação;

• Ruído: é todo sinal considerado indesejável na transmissão de uma mensagem para um canal. Tudo que dificulta a comunicação interfere na transmissão e perturba a recepção ou o entendimento da mensagem.

• Canal (meios de comunicação): é todo suporte material que veicula uma mensagem de um emissor a um receptor, através do espaço e do tempo. Meio pelo qual a mensagem, já codificada pelo emissor, atinge o receptor (em código) e a interpreta (decodifica);

• Código: é o conjunto de signos relacionados de tal modo que estejam aptos para a formação e transmissão da mensagem. Um exemplo seria a escrita que é um código no qual permite transformar uma mensagem acústica em uma mensagem gráfica;

• Codificação: é o ato de transformar uma mensagem de acordo com regras predeterminadas, para convertê-las em linguagem;
• Decodificação: é a interpretação de uma mensagem, pelo receptor, de acordo com um código predeterminado;

• Signos: é uma conversação social e arbitrária, constituída pela combinação de um conceito, determinado, e uma imagem acústica, ou forma física, determinada significante;

• Linguagem: é qualquer sistema de signos (não só vocais ou escritos, como também visuais, fisionômicos, sonoros, gestuais etc.) capaz de servir à comunicação entre indivíduos;

• Língua: é o produto social da faculdade da linguagem de uma sociedade. È um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social, para permitir o exercício da linguagem.
Conforme Gil, (2001, p.73), a análise do processo de comunicação "deixa claro que a comunicação vai além do simples ato de informar. Requer sintonia com o interlocutor e também o esclarecimento por parte deste acerca dos efeitos produzidos pela mensagem".

         Logo, pode-se afirma que a comunicação só será eficaz se o receptor compreender o que o emissor quis passar e informar, ou seja, quando houver uma compreensão, um entendimento. E a comunicação só será finalizada quando receptor enviar ao emissor uma mensagem de entendimento ou não do que lhe foi transmitido através da mensagem que seria o feedback.
          Segundo Alonso (2002, p. 31), "feedback é uma forma de oferecer ajuda e deve ser visto como um mecanismo corretivo para o indivíduo que deseja aprender a se conhecer e melhorar suas atitudes, favorecendo assim, um maior relacionamento interpessoal".
           Pode-se, portanto dizer que comunicação facilita a convivência, diminuindo assim as divergências, conflitos que ausência de comunicação possa vir a causar. Tendo como base a importância da comunicação é relevante que ela seja feita de forma eficiente e eficaz, pois implantada dessa forma a organização terá uma diferencial competitivo, além de um clima organizacional favorável para isso.

PENSAMENTO: SE VOCÊ SE COMUNICA, PODE TER CERTEZA DE QUE NÃO VAI TERMINAR O DIA COMO COMEÇOU, POIS SABERÁ MUITO MAIS.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: Teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, 2003.
MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação Empresarial sem Complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo. 2 ed. Barueri, SP: Manole, 2009.

SILVA, Maíra Franco. Comunicação Organizacional: Posturas da comunicação interna da empresa Estado de Minas. Disponível em Acesso em: 18 ago. 2010.

TAVARES, Mauricio. Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação. São Paulo: Atlas, 2007.
TOMASI, C.; MEDEIROS, J.B. Comunicação Empresarial. São Paulo: Atlas, 2007.

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