quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O que é síntese, resumo e resenha?

RESUMO: é a apresentação concisa e frequentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais idéias do autor da obra.
A Norma NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, define resumo como "apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto". Uma apresentação sucinta, compacta, dos pontos mais importantes de um texto. Esta definição pode, no entanto, ser melhorada: resumo é uma apresentação sintética e seletiva das idéias de um texto, ressaltando a progressão e a articulação delas. Nele devem aparecer as principais idéias do autor do texto.


RESENHA: é uma descrição minunciosa que compreende certo número de fatos: é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista.

A resenha é um estilo literário em que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. No jornalismo, é utilizado como forma de prestação de serviço. É texto de origem opinativa e, portanto, reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado.

SÍNTESE:
Síntese [do grego synthesis= composição, pelo latim synthese] – 1. Operação mental que procede do simples para o complexo. 2. Reunião de elementos dispersos para formar um novo conjunto. 3. Combinação de uma tese e de uma antítese em uma nova proposição que contenham um ponto de vista superior, retendo o que elas tenham de legítimo.

Fonte(s):

SÍNTESE:
http://www.espirito.org.br/portal/doutri…
RESUMO:
http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/p…

RESENHA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Resenha

2 comentários:

  1. Resumo é um conteúdo sem análise de críticas ou interpretação.

    Resenha:

    É um trabalho de revistas e jornais publicados geralmente logo após uma edição.

    ResponderExcluir
  2. Resumo: destacar os pontos principais de um texto.

    Resenha: a narração escrita ou falada detalhadamente dos fatos.

    Síntese: capacidade de abreviação. Objetividade no que quer se dizer ou escrever.

    ResponderExcluir

////a opinião de vocês é muito importante para o melhoramento deste /blog.