segunda-feira, 22 de agosto de 2011

RESENHA x RESUMO

2 RESENHA
É um tipo de resumo crítico, contudo mais abrangente: permite comentários e opiniões, inclui julgamento de valor, comparação com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra em relação às outras do mesmo gênero, por isso normalmente a resenha é uma tarefa para especialistas no assunto, como professores de determinada área.
Segundo Andrade (1997), resenha é um relato minucioso das propriedades de um objeto, ou de suas partes constitutivas; é um tipo de redação técnica que inclui variadas modalidades de textos: descrição, narração e dissertação. Estruturalmente, descreve as propriedades da obra (descrição física da obra), relata as credenciais do autor, resume a obra, apresenta suas conclusões e metodologia empregada.
2.1 Estrutura
A resenha deve ser escrita em terceira pessoa, implicando em certa neutralidade, o que é limitado, porque na seleção e organização do texto já ocorre intenção de quem escreve.
2.2 Elementos de Identificação
Uma resenha deve conter os seguintes elementos:

* Autor;
* Título;
* Local da Publicação;
* Editora;
* Data;
* Edição;
* Tamanho;
* Autoria;
* Resumo;
* Tipo de Livro;
* Bibliografia;
* Apreciação.

Fonte: Guia para a elaboração de trabalhos escritos – UFRGS; http://monoriginal.net

2.3 Qual a diferença entre resumo e resenha?
A diferença entre resumo e resenha é muito pouca. Uma resenha deve ser feita com base em algo que você leu, podendo colocar suas opiniões próprias no meio da resenha de forma crítica. Resumo nada mais é do que uma diminuição de um texto ou de algum assunto abordado, nunca perdendo o foco do assunto principal.

2.4 Quais os tipos de resenhas existentes?
Existem 4 tipos de resenha, resenha acadêmica, resenha crítica, resenha temática, e resenha descritiva.

Passos para se fazer uma resenha temática:
Passo 1: Apresente o tema: Diga a quem vai ler sua resenha, quais os motivos para você ter escolhido tal assunto.
Passo 2: Resuma os textos: Use sempre um parágrafo para cada texto, comente logo no inicio, quem é o autor do assunto.
Passo 3: Conclua: Agora que você falou sobre cada texto, opine, e tire suas próprias conclusões sobre o assunto.
Passo 4: Mostre as fontes: Insira as referências bibliográficas do assunto que você fez a resenha
Passo 5: Assine e identifique-se: Escreva seu nome, e uma pequena descrição sobre o assunto tratado na resenha, por exemplo: “Possíveis soluções para amenizar o aquecimento global.”
Obs.: A resenha exige capacidade de síntese, objetividade, relativa maturidade intelectual, domínio do assunto abordado na obra, sobriedade e, como em todo texto dissertativo, argumentação eficiente, que é resultado dos requisitos anteriores.

3 RESUMO

É a apresentação concisa e freqüentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais idéias do autor da obra.
A Norma NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, define resumo como "apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto". Uma apresentação sucinta, compacta, dos pontos mais importantes de um texto.
Esta definição pode, no entanto, ser melhorada: resumo é uma apresentação sintética e seletiva das idéias de um texto, ressaltando a progressão e a articulação delas. Nele devem aparecer as principais idéias do autor do texto.

2 comentários:

////a opinião de vocês é muito importante para o melhoramento deste /blog.